terça-feira, 16 de novembro de 2010

HISTÓRIA 90'

Dia 18 de dezembro faremos uma festa temática lembrando nossa vida universitária no curso de história (e vizinhança) na UFPA dos anos 90.
A idéia é juntar o maior numero de pessoas que conviveram na “beira do rio”, no forró do Vadião, Nas festas da CU (Capela Universitária), nas rocadas da Galeria, nos eventos do movimento estudantil, nos encontros de estudantes, nos bares da Perimetral, no “copo sujo”, no “Bar do Mezenga”, no Universibar, na militância em CAs e DCE, etc, etc. (PS.: e aqueles que freqüentavam as disciplinas também...)
A iniciativa é da turma de história de 1996 e da Canalha, grupo de amigos formado nesta época que se reúne até hoje em encontros cotidianos e em um bloco de carnaval com este nome (O Bloco da Canalha: a vil ralé que cospe no chão). Mas a idéia é juntar pessoas de outros anos (antes e depois de 1996) e de outros cursos (geografia, filosofia, letras, ciências sociais, etc.) que de alguma maneira viveram a vida universitária dos anos 90 na UFPa, sendo universitários ou mesmo perambulando pelos corredores dos blocos, pela beira do rio, e por todo os demais eventos e lugares já citados, etc.
O fato é mais ou menos o seguinte: acreditamos que quando chegamos à casa dos 30 e uns trocados (ou uns graúdos) começamos a pensar que talvez já estejamos na metade da vida (claro que isso é apenas uma possibilidade, pois podemos morrer até com 100 anos, em tese). Daí que começamos a ter saudade das coisas que vivemos na adolescência/juventude, e de coisas que achamos que vivemos, que nossos amigos viveram, que queríamos ter vivido, que inventamos pra nós mesmo que vivemos, etc. Daí passamos a inventar nossa memória e nossa geração cultural/musical.
Nós já estamos nessa! Se vocês já estão nessa fase da vida é só chegar junto na História 90’.
Levem suas fotografias, suas lembranças, poemas, fofocas, filhos, maridos e mulheres... Esperamos tod@s lá!!


Convidamos a tod@s a lembrarem as coisas, lugares, eventos, pessoas que mais lhes marcaram na UFPA nos anos 90. À Vontade pra comentar!!!



Dia 18 de Dezembro
Bar Velharia (antigo Carpe Diem). 16 de Novembro com Av. Tamandaré, na Praça Amazonas.
À partir das 16 hs

15 comentários:

  1. Então eu começo as lembranças. O nosso amigo e atualmente professor da UFPa, Maurício Costa me lembrou por e-mial pra não esquecermos do Rosinaldo Highlander, que segundo ele foi "o homem que atravessou todas as eras".
    Está devidamente anotado. Quem não lembra do querido Rosinaldo. Ele ainda pode ser visto nos corredores da UFPa ainda nos dias de hoje.

    Quem dá mais, que dá mais????????

    ResponderExcluir
  2. Muito bom...vai ser demais rememorar os tempos de br(beira do rio)dos amigos feitos e amores desfeitos...saudades da galera de Barcarena que cotidianamente atravessava para assistir as aulas de história, turma 96, Rose, Hélinho, Josi e Angelo, Vocês não podem faltar!!! beijos

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Por e-mail, referindo-se ao comentário do Maurício Costa (repassado por mim acima), o hoje ilustre professor do NPI e antigo aluno do curso de história nos anos 90, Cleodir Morais faz o seu comentário!


    "Maurício
    Aliás, por onde anda o Camim (o da guitarra imaginário: dim...dim...dom.). E a caipirinha do Silvio, que, a princípio, era pra vender no Vadião, mas que, lá pelas tantas, acabava "morrendo" no fiado ou com o consumo "liberado".
    Essa é uma boa Tony.
    Cleodir Moraes"

    Tô esperando vcs mesmos postarem seus comentários meu povo. por enquanto eu vou ficar repassando pra vcs.

    Abraços Cleodir!!!!

    ResponderExcluir
  5. Saudades do bar do campus básico ( hj é a livraria da UFPA . lá bebiamos todos no CARTÃO CREDICARD UNIVERSITÁRIO . todos empolgados pela vida libertária nos idos de 94.E Quando sobrava ou apareciam uns trocados, bebiamos a "saidera" no histórico "Bar do Edson" com direito a calabresa requentada. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  6. Excelente esta do Bar do Campus Básico, lembro que quando entrei em 96 ele ainda existia, mas por pouco tempo. Depois rolaram uns festivais de rock, coisa pequena e depois nada mais, até que agora se tornou a livraria. Muito bem Lembrado isso!!!!!

    ResponderExcluir
  7. 6a na BR. Muitas vezes antes, durante e depois da aula. Galeria! Alternativa pros rockeiros, malucos e cavernosos de plantão! Depois Mezenga, Copo Sujo, bilhar do Biombo's, seguindo no trecho até o Matias na J.Malcher e morrendo em São Brás, com o sol socando nossa cara, no bar da alta roda Carimbó. Tudo isso, claro, LISO ATÉ O CAROÇO!

    ResponderExcluir
  8. Bem lembrado o Bar do Matias, vou colocar no próximo chamado. Também o Carimbó. E tinha uma sopa naquelas barraquinhas atrás do terminal rod. Algumas vezes eu, Osvaldo e cia amanhecemos lá tomando sopa rsrrs.

    Mas ô anônimo por que tu não te identificas? Não me diz que vc tem medo de seu passado boemio na UPFA e redondeza rsrsr?

    Apareça sempre e na festa também!!!!!!

    ResponderExcluir
  9. Nossa quantas lembranças hem? Caros amigos além de suas lembranças, confirmem a participação no evento e mandem fotos da ufpa na década de 90 para que possamos fazer um mural de fotografias no dia.Fotos, poesias e crônicas podem ser enviadas para:wanakal@yahoo.com.br
    Beijos saudosos!!!

    ResponderExcluir
  10. Quem lembra o nome daquela figura que frequentava as aulas do curso, nunca assinava lista de frequência e quando perguntamos em que ano ele tinha sido aprovado, respondeu 96. Aí, pergunatamos o número de matrícula dele e ele respondeu um número maluco que não correspondia a nenhum número de matrícula do curso. Ele era um aluno presente (mesmo sem ser aluno), participava das reuniões do centro acadêmico e tudo. Com as nossas perguntas, afastamos a figura do bloco B. Quem sabe quem era o figura?

    ResponderExcluir
  11. Vocês são do tempo em que esperava o “cristo” uma da manhã, saído do Forró da UFPA e depois terminava a noite no Bar do Matias, na José Malcher? rsrsrs
    Eu sou!!!

    ResponderExcluir
  12. Nossaaaaa quem é essa figura Rose? não lembro...quem lembra minha gente?beijo!!!

    ResponderExcluir
  13. a minha presença está confirmada. E vou tentar articular a ida do Rosinaldo e do "Sapo Triste" (Batista), pois, esses dois têm atravessado gerações.....
    um grande abraço,
    tatiana (ciencias sociais)

    ResponderExcluir
  14. ei tenho umas fotos dessa época..participei da canalha por um período..até ganhei um ano o trofeu canalha revelação...rrsrsrsrss..época muito boa..saudades..

    ResponderExcluir
  15. Valeu Tatiana e Vivianne, façam suas articulações e mandem as fotos...Vivinne lembro do trofeu canalha revelação...época realmente muito boa, espero rever-te na festa!!!Wanessa
    Email:wanakal@yahoo.com.br

    ResponderExcluir