quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Entrevista de Tony Leão sobre a Batucada do Coletivo Canalha no saite Som do Norte

Nesta sexta, acontece em Belém a primeira Batucada do Coletivo Canalha do ano, no Bar do Parque (Belém). A partir de agora, o evento passa a ter o apoio oficial do Som do Norte. Para que você saiba mais sobre o evento, conversamos com um dos idealizadores da Batucada, o poeta e historiador Tony Leão da Costa.

Som do Norte - Tony Leão, há quanto tempo existe a Batucada do Coletivo Canalha no Bar do Parque? A primeira foi feita no Horto, porque o músico Thomaz Silva ia pra França, não é?, só depois se fixou o Bar como local. Nos conte essa história.

Tony Leão - A Batucada existe há cerca de 6 meses e de fato a primeira ocorreu meio que por acaso na despedida de uma amigo que ia pra França para uma turnê. Resolvemos fazer uma espécie de despedida para o Thomaz Silva, que faz parte do grupo A Corda Bamba. Esse grupo é um de nossos parceiros e sempre está conosco nos eventos realizados pelo Bloco da Canalha. Fizemos essa primeira experiência no Bar do Horto. Reunimos vários amigos e ficamos tocando samba e cantando. Foi muito legal.
Som do Norte - Tu também é um dos responsáveis pelo Bloco da Canalha, que poderíamos definir como a "entidade mantenedora" da Batucada. Inclusive, em função da proximidade da atividade principal do Bloco - o Carnaval -, a Batucada vai dar um tempo em fevereiro, não é? Nos fale da programação carnavalesca do Bloco, e da previsão de retorno da Batucada. Pode incluir os planos pra 2012, se já estiverem definidos.


Tony Leão - Faço parte de um grupo de pessoas que fundou o “Bloco da Canalha: a vil ralé que cospe no chão!” que já existe há 5 anos. O grupo que criou o bloco era na maioria amigos de universidade, quase todos do curso de história da UFPa, depois o grupo foi crescendo com pessoas que se agregaram. A idéia do bloco é basicamente fazer carnaval de rua, com samba, bois, poesia, concurso de fantasias, concurso de marchinhas etc. A sátira faz parte do bloco, já que o carnaval tem exatamente este aspecto de subversão da ordem. Então procuramos manter este aspecto crítico e ao mesmo tempo festivo do grupo.

Apesar de o Bloco não ser o criador da batucada, de certa maneira a origem do evento está ligada a ele, já que a proximidade dos vários grupos envolvidos decorre de nossa experiência nos carnavais anteriores, dessa experiência de 5 anos. Os grupos que compõem a batucada, todos se conheceram e ficaram amigos no contexto carnavalesco, digamos. Temos, assim, dois movimentos independentes, apesar de muito próximos!

Inclusive por essa proximidade é que teremos uma batucada dia 13, sexta-feira, no mesmo lugar de sempre (Bar do Parque), e depois daremos um tempo pra podermos nos dedicar apenas ao Bloco da Canalha, pra podermos colocar o bloco na rua.

Ou seja, teremos a Batucada dia 13 de janeiro, depois teremos eventos do Bloco da Canalha dia 22 de janeiro (concurso de marchinhas e feijoada), 5 de fevereiro (lançamento bloco, com samba, chorinho, boi etc.) e dia 12 de fevereiro (cortejo carnavalesco pela rua). Depois disso abrimos ala para outro bloco carnavalesco, o Mangal do Urubus, que tem atividade dia 19 de fevereiro. Como somos blocos parceiros nossas atividades terminam uma semana antes do Mangal! Todos esses eventos vão ocorrer no bar The Beatles (Cesário Alvim com Bom Jardim) na fronteira entre Jurunas e Cidade Velha!

Depois disso tudo, voltamos com as Batucadas, sempre às sextas, a cada 15 dias, no Bar do Parque. E outros eventos do bloco ocorrerão no decorrer do ano.
Veja a entrevista completa em  SomdoNorte.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário